A desvalorização do real não é um segredo para ninguém. Pesquisas já indicam há tempos que os destinos favoritos dos brasileiros em um 2015 de crise e câmbio alto serão os nacionais e os da América do Sul.

O problema é que nem sempre gostaríamos que nossos destinos turísticos fossem “arroz com feijão”. Cristo Redentor? Machu Picchu? Caminito? Todas essas atrações são ótimas, mas por que não fazer outros passeios nas nossas cidades vizinhas?

Para quem quer viajar neste final de ano e no início de 2016, esta lista, compilada pelo site Thrillist, separou os pontos turísticos mais interessantes de cada país América do Sul e que não são tão aclamados pelos sites de viagens como deveriam. No nossos site, www.seguroviagemideal.com.br, vocês pode cotar as melhores coberturas de proteção para os destinos a seguir:

1. Argentina – Montanha Fitz Roy, El Chaltén
O povoado mais jovem da Argentina, El Chaltén é a capital do trekking na Patagônia do país. A montanha Fitz Roy é uma das mais belas do mundo, e existem muitas maneiras de escalar para chegar ao topo. Os serviços do local incluem hotéis, restaurantes, agências de turismo, aluguel de cavalos, entre outros. Para sair de Caminito e ver paisagens sensacionais.

2. Brasil – Baía do Sancho, Fernando de Noronha
Esta praia do arquipélago de Fernando de Noronha aparece muito nos rankings como a melhor do mundo; mas não é tão explorada porque a UNESCO restringe o número de turistas que podem entrar nela por vez: ir à Baía do Sancho é um privilégio, mas não desista, pois vale a pena.

3. Bolívia – Laguna Colorada, Potosí
Este lago salgado fica no sudoeste do altiplano da Bolívia, perto da frinteiracom o Chile. A paisagem de águas vermelhas e ilhas brancas de sal é lar de flamingos e rende fotos maravilhosas.

4. Chile – observação de estrelas do deserto do Atacama, San Pedro de Atacama
O deserto do Atacama já é um lugar lindo para se visitar, mas a observação das estrelas é ainda mais interessante. O maior telescópio do mundo, chamado Very Large Telescope, ou VLT, se encontra lá.

5. Colômbia – Santuário Las Lajas, Nariño
Essa é para quem pensa que as igrejas mais impressionantes do mundo estão na Europa. Essa basílica de estilo gótico em Nariño é uma ótima pedida para quem se interessa por arquitetura e história. Ela foi construída dentro de um desfiladeiro verdejante no local onde dizem ter ocorrido um milagre envolvendo uma garota surda-muda.

6. Equador – Quilotoa, Pujilí Canton, Província de Cotopaxi
Dizem que este caldeirão vulcânico nos Andes não tem fundo. As águas são cristalinas e o azul é maravilhoso – uma paisagem de tirar o fôlego! Também vale a pena fazer uma viagem de carro nos arredores, onde há diversas comunidades indígenas locais.

7. Guiana – Reserva florestal Iwokrama
Você gosta de pássaros? Então este é o local para você. Se não, mas gosta de apreciar a natureza, é para você também. Uma das florestas menos danificadas do mundo está logo ali, na Guiana. Aproveite enquanto ainda é assim.

8. Paraguai – Areguá
Uma cidade conhecida por seus artesanatos, a 29km da capital paraguaia, Assunção. Fica na beira de um lago e foi construída aos moldes do colonialismo espanhol para abrigar famílias nobres da metrópole.

9. Peru – Lago Titicaca
Todos conhecem a existência do Lago Titicaca, mas existe uma maneira mais interessante de explorar a atração. É possível se hospedar na casa de um local e conhecer a rotina real de quem vive próximo ao lago mais navegável do mundo.

10. Suriname – Forte Zeelandia, Parimbo
Este forte foi construído no início do século XVII e tem muita história em suas paredes. O país foi descoberto por alemães, tomado por ingleses e o próprio forte foi construído por franceses. Depois de muitas guerras e algumas mudanças de nome, vale a pena entender um pouco mais sobre as guerras pelas quais o local sobreviveu.

11. Uruguai – Casapueblo, Punta del Este
Construída pelo artista plástico e arquiteto Carlos Páez Vilaró, esta vila tem um charme especial por parecer uma grande escultura. Dentro, há um museu, uma galeria de arte e o hotel Casapueblo. Apesar do difícil acesso para pessoas com locomoção limitada, vale a pena visitar em um horário que te permita ver o pôr-do-sol por lá tomando um café.

12. Venezuela – Parque Nacional Arquipélago Los Roques
Este parque nacional na Venezuela tem o maior parque marinho do Mar do Caribe – não, não fica em uma das ilhas mais famosas. Recifes de corais intocados e praias de areia clara e fina fazem parte da paisagem paradisíaca.

Comentários