Dicas de Marrakesh


Não é novidade que os hotéis da rede Four Seasons são todos maravilhosos, onde você pode ficar de olho fechado, despreocupada, com a certeza que será bem atendida, terá um quarto ótimo e serviço impecável.

A novidade são as dicas que a rede oferece sobre os mais variados destinos, aonde ele tem hotéis!

Confira então as dicas que o Four Seasons publicou sobre cidade mais preciosa do Marrocos!



Restaurantes:

Marrakesh é o cenário perfeito para uma noite de sabores e sons exóticos. A seguir, nossos restaurantes favoritos para saborear pratos tradicionais da cozinha bérbere, como o tagine, a pastilla e o célebre couscous, além de delícias à base de peixes das costas do Mediterrêneo e do Atlântico. De quebra, alguns endereços para se misturar com os estrangeiros e celebridades de passagem pelo Marrocos ao som de grooves contemporâneos com tempero local.

Le Tobsil

Escondido em um labirinto de ruas escuras na Medina (por sorte, um funcionário conduz os clientes), é um dos lugares da cidade que mais fortemente evocam a Marrakesh do passado. O restaurante é chefiado por duas mulheres: a francesa Christine Rio e a marroquina Fatima Mountassarim. As saladas e os condimentos são incríveis, assim como o couscous.

Al Fassia Guéliz
Para muita gente, é o melhor restaurante de comida marroquina tradicional da cidade. Favorito de turistas franceses e ingleses, tem um pátio interno ensolarado muito charmoso para o almoço. Os pães são viciantes. Não deixe de provar a pastilla, uma torta de pombo herdada dos bérberes.

Solano-Brasserie du Sud
Cozinha italiana contemporânea em ambiente elegante e moderno, com luz suave à noite. Prove a vitela thonné e o nhoquete com ragu de mariscos. Ou tome um drinque no lounge do terraço, com vista para as Montanhas Atlas.

Dar Essalam
Situado dentro da Medina, sua decoração requintada evoca um palácio do século 17. O menu de comida marroquina tradicional, um dos mais completos da cidade, inclui uma refeição de sete pratos e seis tipos de tagine (recomendamos especialmente o de vitela e azeitonas). Tem música ao vivo e dançarinas. Detalhe: em O homem que sabia demais (1956), de Alfred Hitchcock, James Stewart e Doris Day comem lá.

Azar
Oferece um mix de preparações marroquinas e libanesas em um ambiente contemporâneo. Um dos destaques são os mezzes árabes – hommus, baba ghanoug, falafel –, servidos com pão saindo do forno. Outro é o Ginger Joy, um drinque feito com vodca, poire, gengibre, suco de limão e açúcar de cana.


Djellabar
Um dos mentores do Bhudda Bar parisiense, o DJ francês Claude Challe transformou um pavilhão marroquino, construído originalmente para servir de cenário a casamentos locais, nesse restaurante, clube e lounge de atmosfera única. A cozinha marroquina revisitada, o decor pop-oriental, com arcos e mosaicos árabes, móveis de design ocidental e iluminação cítrica, e a música espetacular – de pop indiano a eletrônica – atraem estrangeiros vivendo em Marrakesh e celebridades de passagem. Para dançar até cair, jantar com ótima trilha ou passar à tarde para tomar um Aperol zen, o drinque do momento, no terraço.

Le Comptoir Darna
O dono, o francês Marcel Chiche, homenageia nesse restaurante-lounge a atmosfera mágica de Marrakesh, pela qual se apaixonou há 20 anos. Serve pratos marroquinos recriados em um salão que rescende a rosas e jasmins, sempre animado por músicos tradicionais e bailarinas de dança do ventre. Mencionado pela atriz Liz Hurley como um de seus lugares prediletos na cidade, tem um bar externo e uma loja que vende perfumes, tecidos e artesanato marroquino.

Compras:

Com uma rica cultura, mercados de rua vibrantes e lindos jardins, Marrakesh não decepciona os visitantes que chegam dispostos a experimentar seu estilo inconfundível. Veja a seguir dicas de cinco lugares para garimpar produtos autenticamente marroquinos.



Al Kawtar
Entidade comercial sem fins lucrativos, criada para ajudar mulheres marroquinas inválidas — muitas delas mães solteiras — e garantir-lhes uma chance de gerar recursos para sustentar a família. Em uma oficina de costura, situada em um beco da Medina, parte mais antiga da cidade, elas produzem à mão roupas de cama bordadas, roupinhass de bebê e malas de viagem. O produto está à venda em uma loja a um quarteirão do lugar.

57 Rue Laksour, Ksour

Galeria de Arte Khalid
Comprar nesse lugar é como participar de uma caça ao tesouro. Por uma vila de vários andares na Medina, espalham-se salas abarrotadas de arte e antiguidades: portas berberes esculpidas a mão, urnas gigantescas de cerâmica, joias antigas. Talvez as histórias maravilhosas que os vendedores contam sobre elas não sejam verdade, mas não dá para negar a qualidade excepcional da oferta. Detalhe: pechinchar não é só permitido, é esperado.

14 Rue dar el Bacha

Lalla
Na linha de bolsas que produz, a estilista e personal shopper francesa Laetitia Trouillet combina formas clássicas e tecidos marroquinos com um toque moderno e chique. Passe em sua butique, que fica no souk Cherifia, para se divertir com criações como bolsinhas confeccionadas com tecidos marroquinos vintage, bolsas tiracolo de macramê de couro, carteiras decoradas com temas berberes e sacolas de mão de couro e cordão.

Souk Cherifia – 1o andar, Sidi Abelazziz

Boutique Bel Hadj
Para quem gosta de bijuterias volumosas, a Boutique Bel Hadj, na Medina, é parada obrigatória. A loja oferece colares de contas e outras peças artesanais confeccionadas em um ateliê em frente. Não encontrou o que procurava? Converse com um dos artesãos, e ele cria sua peça sob medida.
Founouk Ourzazi Bab Ftouh Nos. 21,22,23

Place Vendôme
É o lugar para encontrar peças de couro de qualidade em Marrakesh. Movimentada, a loja fica em Guéliz e vende bolsas tipo Hermès (com couro laranja e tudo), carteiras feitas a mão, jaquetas bem cortadas e bolsas de todos os formatos e tamanhos, tudo a preços ótimos. Também aceita encomendas e entrega as peças prontas em dois dias.
141 Avenue Mohamed

Passeios:

Jardins de Menara

Uma das maiores belezas da Cidade Vermelha fica em frente ao Four Seasons Resort Marrakech: os Jardins de Menara, oásis com 88 hectares e mais de oito séculos de história. O parque foi criado por Abd al-Mu’min, do califado berbere muçulmano de Almohad, no século 12, para oferecer um respiro verde aos moradores da cidade. Com bosques de palmeiras, árvores frutíferas e oliveiras plantados ao redor de um enorme lago artificial, mantém a mesmíssima função. Depois de uma reforma no século 19, os jardins ganharam um pavilhão de azulejos verdes, para uso dos sultões. De lá, dá para ver a cidade inteira e, num dia claro, até as montanhas Atlas.

Jemaa el Fna

Coração da Medina, a parte antiga de Marrakesh, a Praça Jemaa el Fna é a mais animada da África: vive lotada de encantadores de serpentes, acrobatas, dançarinos, contadores de história, barracas de comida, músicos e mágicos. Quando você se cansar de andar para lá e para cá, é só escolher um dos cafés com mesas na calçada – há vários em volta da praça – para continuar observando a festa com conforto.

Palácio de sultão

O Palais Bahia fica na Medina e é um exemplo do melhor da arquitetura marroquina. Foi construído para ser o palácio mais grandioso do mundo, conforme a intenção imodesta de um grão vizir do sultão, no fim do século 19. Mistura dos estilos andaluz e mourisco, é repleto de toques decorativos tipicamente islâmicos, como tetos e portas entalhados e pintados à mão e belos mosaicos de azulejos coloridos nas paredes. Um colírio para os olhos.

Perambulando no souk

Os becos que saem da praça Jemaa el Fna levam aos souks de Marrakesh, mercados de rua com alamedas labirínticas onde você encontra de tudo: butiques que oferecem versões modernizadas de peças tradicionais, vendedores de tapetes antigos, alfaiates que fazem caftãs maravilhosos, lojas de móveis e objetos, como mesas feitas de portas antigas de madeira, herbalistas que preparam cremes para a pele. Some à cena animada barracas de especiarias e gente vendendo todo tipo de suvenir para turistas. Se você se perder, não se preocupe; é parte da graça. Mas fique atento para não ser atropelado por alguma motocicleta em disparada.

Mesquita de Koutoubia

A Mesquita de Koutoubia se destaca na paisagem de Marrakesh. Quando foi construída, no século 12, para comemorar a vitória do sultão Almohad sobre os almorávidas, era um dos templos muçulmanos mais altos do mundo. Desde então, perdeu a primazia, mas seu minarete de 68 metros continua dominando a cena na Medina, onde nenhuma outra construção pode, por lei, superar a altura de uma palmeira. Só muçulmanos entram na mesquita; os visitantes são recebidos em um lindo jardim de rosas.

O altar da moda

O pintor francês Jacques Marjorelle e o estilista Yves Saint Laurent estão entre os mais célebres expatriados que viveram em Marrakesh. Quem visita a cidade pode ver seu legado no Jardin Marjorelle, jardim botânico criado por Marjorelle na década de 1930 e, mais tarde, comprado e restaurado por Saint Laurent e seu parceiro Pierre Bergé, dono do lugar até hoje. Além de cinco hectares de lagos, pavilhões e plantas do mundo todo – de cactos norte-americanos a bambus asiáticos e palmeiras da Índia, há um minimuseu, que abriga a coleção pessoal de arte islâmica de Saint Laurent, e um café charmoso, perfeito para uma pausa rápida.

O Hotel:



Para quem quer conhecer Marrakesh e está em busca um ponto de partida privilegiado, o Four Seasons Resort Marrakech é o endereço ideal. De lá, chega-se rapidamente à Medina e suas balaustradas douradas, ao lindo Palais Bahia e à animada praça Jamaa el Fna. Dá para você passar a tarde passeando pelos cartões-postais da cidade e voltar ao Hotel para ver o pôr do sol no bar na cobertura, com uma taça de vinho marroquino na mão.



Aproveite com www.seguroviagemideal.com.br

Comentários